quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Thássio

Freestyle: Um Estilo DE Vida


"..mandando no rap, que é estilo carioca, estilo lá no sul
“Vai ficar fedendo igual carniça de urubu...”
"me chamou de boyola mas eu esculacho
Eu to fedendo? “Ele cheirou pescoço de macho”


E assim começa “Freestyle: Um Estilo DE Vida.” Um vídeo-documentário do jovem produtor Pedro Gomes, que busca desvendar a arte da rima de improviso no universo da cultura hip-hop brasileira.
O Freestyle ou estilo livre, no rap, são as rimas de improvisos. É onde o mc, inspirado na ocasião faz seus versos na hora, independente de ser em cima de uma instrumental ou acapella.
Um bom mc de Freestyle é dotado de swing, flow, métrica, carisma, vocabulário, pensamento astuto para fazer suas rimas na hora.
No mundo do Freestyle no rap, existem três modalidades:
Forfun: é onde o mc rima sem compromisso, geralmente em rodas de amigos, falando o que quiser.
Duelos: É onde dois mc’s se enfrentam, tendo cada um 45 segundos para atacar o adversário através das rimas. Cada mc tem direito a um ataque e uma defesa, totalizando dois rounds para cada e quem decide o vencedor é o público, julgando a qualidade das rimas, carisma, interação com a platéia, etc.
Batalha do conhecimento: Onde a platéia escolhe um tema, escreve palavras em um quadro e o mc vai fazer suas rimas a partir daquilo.
E o documentário traz tudo isso principalmente dá uma idéia da dimensão o que é essa cultura.
Os melhores mc´s da cena, em um papo que me fez sentir ali,na rua, junto com eles.
Imagens capturadas na liga dos mc´s no Rio de Janeiro maior campeonato de improviso do Brasil, uma espécie de Copa do mundo da rima,aparece também sessões de improviso no arco da lapa, bairro boêmio do rio de janeiro reduto dos sambistas e onde se concentra a nata do Freestyle carioca. O documentário faz uma boa ponte mostrando
Também o cenário paulista, rinha dos mc, batalha da santa cruz mostra a integração e união entre os mc´s dos estados, apesar de na hora do “vamos ver” um quer duelar contra o outro, em baixo do palco é presente a camaradagem e coletividade, o espírito é de um só caminho.
Um documentário imperdível para quem gosta de música, independente do estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário